The Native Foods Company

Do Produtor Do Produtor
O arco-íris dos sabores atravessa oceanos O arco-íris dos sabores atravessa oceanos
O arco-íris dos sabores atravessa oceanos O arco-íris dos sabores atravessa oceanos
O arco-íris dos sabores atravessa oceanos O arco-íris dos sabores atravessa oceanos

Nativa. É esta a palavra que a The Native Foods Company usa para descrever a matéria-prima dos seus produtos, já que vai buscá-la à origem. O açaí vem da Amazónia e as polpas de fruta Brasfrut chegam também do Brasil, «onde a manga é muito doce, o maracujá é rei e a acerola cresce nos quintais das casas».

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Reportagem Margarida Oliveira



Quando começou a viajar do Brasil para Portugal, o açaí ganhou o rótulo de Native Açaí, e esta tornou- -se a primeira marca a apresentar produtos com esta fruta na Europa. Hoje, a Native Açaí tem três versões: Açaí Original, o produto com mais saída, Açaí Zero Açúcar adicionado (adoçado com stevia) e Açaí com Banana. Embora tenham sido lançados há mais de cinco anos, estes produtos «continuam em crescimento», diz a The Native Foods Company. Seja qual for a versão, chega geralmente à mesa servido numa taça com frutas, granola e, para quem quiser adoçar um pouco mais, mel. No entanto, também pode ser saboreado puro, directamente da embalagem. A tampa traz uma colher de madeira que permite usufruir a qualquer hora, em qualquer lugar. O tom roxo forte é a imagem de marca do açaí e o sabor exótico é o seu grande argumento, mas há outra característica que torna esta fruta especialmente apelativa: é considerado um superalimento, sendo rico em antioxidantes.

Açaí Açaí
Consciência, informação  e sustentabilidade Consciência, informação  e sustentabilidade

Consciência, informação e sustentabilidade

«Os nossos produtos distinguem-se pela qualidade, pela informação ao consumidor e pela preocupação com o futuro», afirma a The Native Foods Company. Nesse sentido, o açaí que usa na sua produção tem certificação do Forest Stewardship Council e é de origem biológica. Além disso, as embalagens são de cartão e trazem ainda uma colher de madeira, evitando assim o uso de plásticos. Para permitir uma escolha informada ao consumidor, a marca apresenta o Nutri-Score nos seus produtos, expondo a qualidade nutricional de forma simples e clara.

Do roxo ao fúcsia 

Contudo, e apesar do sucesso, o açaí já não é o único superalimento na família da The Native Food Company. O produto mais recente é o Native Pitaya, um sorbet de cor fúcsia vibrante e de «sabor refrescante e exótico» pontuado por várias sementes, que lhe compõem o visual e acrescentam valor do ponto de vista nutricional, já que são ricas em ácidos gordos e ómega 3. A pitaia é também rica em antioxidantes e fonte de ferro e vitamina C. Tal como o açaí, pode ser consumida simples, em sorbet, ou colocada numa taça com frutas e granola. A The Native Foods Company considera este o seu produto mais inovador, e não é a única. O Native Pitaya ganhou o título de Produto Inovador 2023 na feira Lisbon Food Affair, onde estavam presentes empresas fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas, nacionais e internacionais. «O nosso processo tem como regra manter as características nutricionais de cada fruto», garante a The Native Food Company. Os Native Açaí e Pitaya são também uma alternativa para veganos e intolerantes ao glúten e à lactose. Além dos sorbets Native, a The Native Foods Company tem ainda uma gama de bases de fruta para cocktails e outras bebidas, a Prime Fruits, e uma gama de polpa de fruta congelada. As polpas de fruta congelada Brasfrut são feitas apenas com fruta descascada e sem caroços, perfeitas para fazer sumos, batidos, smoothies e sobremesas. Não têm adição de açúcar nem água, pelo que cada consumidor pode adoçar a gosto e juntar água ou bebida vegetal, consoante a preferência.

Do mundo para o mundo 

Nos arredores de Lisboa, em Vialonga, está a sede da The Native Foods Company, da qual fazem parte os escritórios e a unidade industrial. É lá que hoje trabalham cerca de 30 funcionários, que estão quase a festejar as «bodas de prata» da empresa. Tudo começou ainda no século passado, mas já na recta final, em 1999, e com outro nome: Casa da Fruta. Esta casa era lar para as polpas da brasileira Brasfrut e encarregava-se de as distribuir em Portugal, como o faz ainda hoje. Mas a actividade foi evoluindo e a Casa das Frutas passou também a ter produção própria e a apresentar um novo cartão de visita, intitulando-se The Native Foods Company. «A empresa já não é apenas o distribuidor de polpa de fruta, mas também uma indústria direccionada para a produção», «focada em disponibilizar no mercado produtos o mais aproximados possível à sua origem, nativos de vários pontos do mundo», diz a The Native Foods Company. Do mundo, porque as frutas com que os seus produtos são feitos chegam de países exóticos; mas também para o mundo, já que o catálogo, além de estar disponível de norte a sul do país, é também exportado para mais de cinco países.

Açai Native Açai Zero Sorbet copo 480 ml
6,79
(14,15 € / Litro)
Açai Native Açaí + Guaraná Sorbet copo 480 ml
6,65
(13,85 € / Litro)
Açaí Native Gelado de Açaí com Banana e Guaraná embalagem 160 ml
2,89
(18,06 € / Litro)

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