MARIA MELO FALCÃO
Acorda a dançar, tem a elasticidade de uma ginasta, transborda boa disposição e faz pratos de nos deixar a babar. Assim é a Maria Melo Falcão, vegan, atleta e inspiradora.
Quem ainda não experimentou o morning shake da Maria não sabe o que é acordar com boa disposição. Todos os dias, de manhã, escolhe uma música animada, dança livremente para acordar o corpo e partilha essa dinâmica de bem-estar com os mais de 21 mil seguidores da sua conta de Instagram. É vegan há dois anos e meio, ainda que os vegetais sempre tenham feito parte da sua alimentação. «Desde criança que consumo alimentos como o tofu, a quinoa, a bebida de arroz, a beterraba, as tâmaras, alimentos que agora são mais trendy», conta à Apetece. Por isso, «todo este universo do veganismo, no que toca à alimentação, não foi assim tão estranho». Durante o seu crescimento, e muito por causa actividade desportiva, chegou a seguir dietas ricas em proteína animal, mas cruzou-se, simultaneamente, com alguns documentários e podcasts sobre alimentação vegetal. «Uma coisa foi levando à outra, fui querendo saber mais, fui deixando de comer carne, fui enjoando ovos.»
Hoje, baseia a energia do seu dia-a-dia em frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, sementes e frutos oleaginosos. «Dito assim, pode parecer aborrecido, mas garanto que só saem coisas deliciosas desta cozinha», brinca. A verdade é que a mudança lhe abriu a porta a outros sabores e é criadora de conteúdos digitais sobre o tema. «Ser vegan fez-me descobrir muitos alimentos e novas conjugações.» Faz receitas, filma e escreve e-books, tudo sozinha. «O que está nas minhas plataformas é feito por mim, desde a elaboração e criação das receitas, ao registo, à edição, ao site, à loja.» Não é fácil, dá muito trabalho, mas o resultado está à vista. «No final, é muito gratificante ver que fui eu que fiz tudo isto.»
Fala agora…