MARTA FERREIRA
Chama-se Marta, mas todos a conhecem como Martilicious, no Instagram. Não quer rótulos na alimentação, mas sabe o que lhe faz bem: fruta e legumes, poucas embalagens e levar a vida com leveza.
POR FILIPA MARTA
Quem segue o seu trabalho acha que ali está uma pessoa que sempre foi alinhada com o bem comer. Nada mais errado. «Sempre fui a pessoa menos saudável e cuidadosa com o que comia. Nunca tomava o pequeno-almoço (bebia, no máximo, um iogurte líquido), era muito esquisita, não gostava de vegetais sem ser em saladas, sopa nem o cheiro, e era muito viciada em chocolate, açúcar e grandes doses de carne vermelha à noite», conta à Apetece. Sim, é a mesma pessoa que hoje dá workshops sobre comida vegetariana e evita tudo o que vem embalado. Marta Ferreira, ou Martilicious, precisou de sentir o corpo a pedir socorro para perceber que podia fazer melhor. Retirou os lacticínios, o trigo, os açúcares refinados e viu os valores do colesterol a melhorar, as dores de estômago a passar, pôs fim às enxaquecas e às noites mal dormidas, e descobriu uma pele que desconhecia.
Hoje em dia, foge aos rótulos, mas a sociedade diz que é flexitariana, uma vez que em casa a base é vegetal, deixando o peixe para quando come fora. «Tenho uma alimentação de base vegetal, com ingredientes e não produtos. Sem pacotes e conservantes», resume. As mudanças que fez na cozinha, levou-as para a sua vida. Deixou de lado um trabalho como produtora de eventos para se dedicar a 100% à comida, que começou por ser uma terapia e é hoje o seu trabalho a tempo inteiro, entre workshops, food styling e desenvolvimento de receitas. A filha, Olívia, habituou-se desde cedo a estar na cozinha com a mãe e as duas vivem «numa casa de vegetarianas felizes, cheia de fruta e vegetais, e onde a comida é prazer e não obrigação», descreve Marta.
Fala agora…