O projeto Resíduo Zero do El Corte Inglés foi implementado em Portugal, em 2021, nas lojas de Lisboa e Gaia, bem como nos centros logísticos de Alcochete e Olival. Este projeto tem como objetivo garantir uma gestão de resíduos responsável e comprometida com o mundo e com o desenvolvimento sustentável. O Resíduo Zero é mais um exemplo de como o El Corte Inglés se compromete com a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Descobrir novos recursos que anteriormente eram considerados resíduos significa contribuir para um modelo de economia mais responsável com as pessoas e com o planeta: uma economia circular em que tudo é reutilizado num novo processo.Este projeto é avaliado pela AENOR, sendo o El Corte Inglés a primeira empresa de distribuição, em Portugal, a receber a certificação Resíduo Zero AENOR nas suas lojas. Com tudo isto, o El Corte Inglés posicionou-se como uma empresa de distribuição de referência na gestão de resíduos.


Máximo aproveitamento e
Economia Circular
Implementar o projeto Resíduo Zero significa aplicar os princípios de Economia Circular no modelo da gestão de resíduos. Neste modelo, os resíduos convertem-se em novos recursos que podem ser reutilizados, ajudando assim a proteger o meio ambiente através de uma gestão sustentável.Alterámos o modelo de gestão de resíduo, para uma lógica circular e não linear, onde os produtos acabavam em aterros. Agora, os resíduos são reutilizados em novos processos e desta forma valorizados. Apostamos na valorização em substituição da eliminação. Trata-se de reutilizar e reciclar para dar uma nova vida ao maior número de recursos. Por exemplo, os óleos utilizados nas nossas cafetarias são convertidos em matéria-prima para produção de biodiesel (combustível).Esta gestão nos nossos centros garante um cumprimento dos requisitos da AENOR e o máximo de percentagem de valorização. Graças a esta estratégia reduzimos a geração de resíduos para transformar em novas matérias-primas que voltam a entrar na cadeia de valor


RECURSOS COMO
RESÍDUOS
Para esta gestão, trabalhamos em todas as etapas do fluxo de cada resíduo. De forma a minimizar a geração de resíduos, contabilizamos a 100% os resíduos gerados (os próprios e os entregues pelos clientes). Estes são correctamente separados em processos de segregação: separamos os resíduos em mais de 60 fracções diferentes segundo classificações distintas para um gestão mais adequada a cada resíduo. São gestionados 100% dos resíduos e, actualmente, 97% desses resíduos são valorizados. Ou seja, são submetidos a operações para que seja possível servir uma finalidade útil, substituindo outros materiais que, de outra forma, teriam de ser utilizados. Para tudo isto, reorganizamos as instalações, os contentores, montámos zonas de armazenamento, optimizámos as rotas, digitalizámos a informação e envolvemos os colaboradores no processo para que saibam o que fazer com cada resíduo. Como parte fundamental da estratégia, colaboramos com gestores locais e entidades de beneficência para doar tudo o que ainda tenha valor. E claro, com os nossos clientes, a quem pretendemos ajudar a reciclar melhor, disponibilizando espaços onde possam entregar os seus resíduos para que sejam geridos correctamente. Por isso, nas nossas lojas dispomos de contentores para resíduos de pequenos aparelhos electrónicos e electrodomésticos, lâmpadas e pilhas.