Ingredientes:
400 g Pernil de Porco fumado
20 g Azeite
150 g Cebola
3 Dentes de Alho
50 g Aipo
250 g Nabo
300 g Tomate
1 colher de chá de Sal
Pimenta q.b.
8 pés de folhas de Tomilho
6 pés de folha de Salsa
100 g Lentilhas
100 g Couve kale
100 g Massa cotovelinhos
900 g Água
Pão Alentejano
Preparação:
Deixe o pernil a demolhar durante cerca de 12 horas. Numa panela de pressão, faça um refogado em azeite com a cebola, o alho e o aipo picados e deixe refogar durante 5 minutos.
Adicione o nabo, o tomate, o pernil, o tomilho, a salsa, as lentilhas, a água, o sal e a pimenta. Deixe a cozer em lume baixo durante cerca de uma hora.
Vá abrindo a panela de pressão em segurança e verificando se a carne já está tenra. Quando estiver, pode retirar a carne, deixar arrefecer e desossar, reservando a carne desfiada.
Junte depois a couve kale e a massa de cotovelinhos à panela de pressão e cozinhe mais 14 minutos. Se necessário, junte mais água.
Sirva a sopa com o pernil desfiado, retifique o tempero de sal e acompanhe com fatias de pão alentejano.
Bom apetite!
Fala agora…