Ingredientes:
Para a massa:
5 ovos
175 g de açúcar
125 g de farinha T55 sem fermento
25 g de cacau
Para o recheio:
Q.b doce de morango (opcional)
400 ml de natas para bater, bem frias
250 g de mascarpone
75 g de açúcar em pó
½ vagem de baunilha
½ frasco de cerejas vermelhas em calda
Para a cobertura e decoração:
300 g de chocolate negro
200 g de chocolate branco
Q.b açúcar em pó
Q.b fios de ovos
Q.b paus de canela
Q.b groselhas frescas
Preparação:
Ligue o forno nos 175ºC. Unte o tabuleiro do forno com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar. Reserve.
Coloque os ovos e o açúcar na taça da batedeira e bata até obter um creme bem fofo e esbranquiçado. Peneire a farinha juntamente com o cacau para a mistura e envolva, cuidadosamente, com uma espátula de silicone.
Verta a massa no tabuleiro, alise e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer. Divida o bolo obtido em três tiras com o mesmo tamanho. Pincele com um pouco de doce de morango.
Entretanto, bata as natas juntamente com o mascarpone, o açúcar em pó e as sementes raspadas da vagem de baunilha, até obter um creme espesso. Barre as tiras de bolo com o creme, reservando algum para a cobertura, e distribua, por cima, as cerejas.
Comece a enrolar a primeira tira de bolo, fazendo alguma pressão para que fique um cilindro compacto. Coloque ao lado da segunda tira e continue a enrolar, até obter um rolo generoso. Embrulhe em película aderente e leve ao frio durante cerca de uma hora.
Entretanto, corte o chocolate negro em pedaços e derreta no microondas. Espalhe-o em duas tiras de papel vegetal com cerca de 15 cm de largura e enrole.
Faça o mesmo procedimento para o chocolate branco. Leve ao congelador durante cerca de meia hora. Barre o bolo com o creme restante e decore com lascas de chocolate.
Para obter as lascas de chocolate, basta desenrolar os rolinhos de chocolate que havia colocado no congelador. Polvilhe com açúcar em pó e decore com fios de ovos, groselhas e paus de canela.
Fala agora…