Dicas de amamentacao

AMAMENTAÇÃO

O seu filho está aí, disposto a crescer a passos gigantes.

AMAMENTAÇÃO CÓMODA EM QUALQUER LUGAR

Nutrir bem o bebé nos seus primeiros meses de vida é uma das principais preocupações das mães.

 

Qualquer que seja a decisão que tomar, o importante é que a tome tendo em conta todos os dados disponíveis e aproveitando ao máximo o tempo que passa com o seu bebé. A fase de recém-nascido é um período maravilhoso que passa demasiado depressa.

TEREI LEITE SUFICIENTE?

Se quiser amamentar o seu filho, confie em si própria e procure o apoio do seu companheiro. Durante os três primeiros dias depois do parto, o seu peito produzirá colostro, uma susbtância que deixará o seu bebé perfeitamente protegido e nutrido. 

 

Lembre-se que o estômago de um recém-nascido tem uma cpacidade entre 5 e 7 mm, o equivalente a uma cereja. "Na semana em que nasce, o estômago do bebé e a produção de leite evoluem em paralelo. O tamanho do estômago é semelhante a um alperce e a sua capacidade aumentou até aos 45-60ml", diz-nos Montse Robles, assessora de amamentação e responsável pela comunicação da Medela. 

 

Com duas semanas, o estômago do bebé é do tamanho de um ovo XL e o bebé já consegue ingerir entre 400ml e 1litro de leite ao longo de um período de 24 horas.

 

A produção de leite materno vai-se adaptando a todos esses requisitos para que a criança esteja sempre perfeitamente nutrida. Tenha em mente que o peito não é um armazém que corra o risco de entrar em ruptura de stock, mas sim uma fábrica onde a produção é tanto maior quanto maior for a procura da criança. Efectivament, tal como refere Montse Robles, "os bebés consomem cerca de 67% do leite materno em cada toma, pelo que não necessitam da produção total, sendo habitual que um dos peitos produza mais leite que o outro".

Acabaram-se as mudanças de recipiente! Graças ao Twist, não se perderá nem mais uma gota de leite materno! Com este conceito inovador, poderá extrair, guardar e dar a beber o leite materno usando apenas uma única bolsa de conservação.

 

Sem mudança de recipente (conservação de 100% da matéria gorda do leite), sem riscos de contaminação (bolsas descartáveis pré-esterilizadas) e com formato universal (compatível com todas as grandes marcas de bombas de extração de leite e tetinas do mercado).

 

As bolsas Twist são pré-esterilizadas e descartáveis para garantir a máxima higiene. Os adaptadores Direct-Pump são compatíveis com todas as grandes marcas de bombas de extracção de leite do mercado.

 

Uma vez extraído o leite, já não terá de o verter para um biberão nem para nenhum outro recipiente.

Apenas tem de fechar a bolsa com a tampa anti-gota e 100% hermética. Escreva a data de extracção nas superfícies próprias para o efeito (tanto na bolsa como na tampa) e guarde a bolsa no frigorífico ou no congelador.

OS SEGREDOS DA AMAMENTAÇÃO MODERNA

Durante os meses de amamentação materna, é normal que surjam dúvidas ou problemas. Confie nos assessores de amamentação para a resolução de quaisquer questões. Amamentar é uma experiencia única, com uma série de vantagens, tanto para si como para o seu bebé, mas durante a qual é bom que esteja ciente de algumas regras.

 

SEM HORÁRIOS: O bebé deve ser amammentado a pedido; isso não  significa que o faça de três em três horas, mas sempre que o bebé peça, independentemente de terem passado duas horas ou 40 minutos desde a última vez que comeu.

 

DE UM SÓ PEITO OU DE DOIS? O seu filho não precisa de mamar dos dois peitos em todas as tomas.

O que é realmente importante é que beba o leite final de uma das mamas. O primeiro leite a sair é mais rico em água e sacia a sede, mas o leite final é o que tem mais gordura, pelo que engorda mais.

Deixe o bebe mamar de um peito até o esvaziar completamente e ofereça-lhe depois o outro. Se ainda tiver fome, mamará um pouco mais. Se não , recusará. Na toma seguinte, comece pelo peito do qual ele mamou por último.

Saiba tudo sobre amamentação

REVEJA A SUA POSTURA: Ter uma boa postura enquanto amamenta e uma boa pega são dois factores funcamentais. O bebé deve colocar-se com a barriga voltada para a barriga da mãe, para que não tenha de virar a cabeça para mamar ( o pescoço e as costas devem estar no mesmo plano). O bebé tem de abrir bem a boca para agarrar bem não só o mamilo mas também a parte da auréola. Os lábios têm de ficar virados (para fora). A mãe deve sentar-se comodamente num cadeirão, com as costas bem apoiadas. O bebé não deve ficar apoiado sobre o cotovelo mas sim sobre o antebraço e deve aproximar-se da mãe. Uma almofada de amamentação pode revelar-se muito útil.

 

ESTÁ A MAMAR BEM? Os sinais de que uma criança não está a mamar bem são muitos e um deles é o facto da mãe sofrer de gretas no peito. Além de rever cuidadosamente a postura, durante a amamentação deve ouvir-se o bebé a engolir e observar se há movimento nas bochechas, têmporas e na zona das orelhas.

 

REGRESSO AO TRABALHO! Se tiver de voltar ao trabalho e não quiser interromper a amamentação, existe uma solução. Pode utilizar uma bomba de extracção de leite para criar reservas que podem ser dadas ao seu filho na sua ausência. Assim que chegar... Dê-lhe peito à vontade!

 

OS TRUQUES DO BIBERÃO

Se optar por amamentação artificial, deve ter me conta uma série de conselhos para que tudo corra bem. São estas as indicações das parteiras Irene Garay e Laura Cores. 

 

REFORÇAR O VÍNCULO "O momento de dar biberão ao nosso bebé deve ser um momento muito especial. Olhar para ele e manter com ele um contacto muito próximo é essencial, pelo que o bebé não deve estar muito agasalhado, a fim de promover o contacto (pele a pele).

 

ALTERNAR OS LADOS "Alternar a toma do bebé, oferecendo o biberão da direita ou da esquerda é muito importante para estimular a lateralidade".

 

GARANTIR O CONFORTO "Para que toma corra bem, tanto o bebé como a pessoa que o alimenta devem estar confortáveis. Pode ser útil apoiar as costas num encosto a colocar uma almofada debaixo do braço que segura o biberão. O bebé deve estar em posição de semi-sentado".

 

CUIDADO COM OS GASES "O biberão deve ser colocado numa posição que permita que a tetina esteja sempre cheia de leite. É aconselhável que o bebé arrote depois da toma. Um bom truque é segurá-lo na posição vertical e apoiá-lo sobre o ombro, ao mesmo tempo que se faz uma massagem ou se dá suaves palmadinhas nas costas".

 

DE PLÁSTICO OU DE VIDRO? "O bisfenol A é um produto químico que entra na composição de alguns plásticos. É uma susbstância proibida na UE desde 2011 devido aos efeitos nocivos que tem para o organismo. Os biberões de vidro,não têm na sua composição nenhum composto químico que reaja com o calor, mas é preciso cuidado ao utilizá-los, uma vez que se podem partir ao serem manuseados cou com grandes variações de temperatura". 

Saiba tudo sobre amamentação

TETINAS: DE SILICONE OU LATEX? "Regra geral, todas as tetinas devem ser substituídas de dois em dois meses. O látex é uma borracha natural. Embora seja elástica e resistente, com o tempo, adquire uma coloração escura e pode passar a reter os odores ou alargar.

O silicone é um composto artificial mais rígido do que a borracha, não absorve os odores mas tem a desvantagem de poder adquirir a cor de alguns alimentos e de se romper mais facilmente, quendo mordido pelo bebé".

 

A PREPARAÇÃO DO BIBERÃO "Antes de dar o biberão, é aconcelhável lavar as mãos. Não é necessário esterilizar sistematicamente os biberões trantando-se de um bebé saudável, basta apenas lavá-los bem com água, detergente e uma escova própria para o efeito depois de cada utilização. Existem fórmulas de leite artificial líquidas e em pó. É aconselhável preparar biberões em cada toma. Uma vez preparados, não podem ser guardados nem em termos nem em aquecedores. Já a água pode mantar-se à temperatura desejada, para que seja apenas necessário juntar o pó imediatamente antes da toma".

 

É NECESSÁRIO USAR ÁGUA MINERAL? "Pode usar-se água da torneira se a mesma for sujeita a controlo sanitário para consumo humano ou águas engarrafadas com baixo teor de sais minerais. Dependendo do nível de qualidade da água da torneira, durante os primeiros meses de vida pode ser recomendável fervê-la durante 1 minuto mas não mais do que isso, uma vez que este procedimento aumenta a quantidade de nitratos e pode ser prejudicial".

 

COMO ACERTAR A QUANTIDADE? "As quantidades diárias recomendadas para ingestão são meramente indicativas. A melhor forma de se saber se um beb´está bem alimentado é a sua aparente sensação de saciedade e o aumento de peso, não o que é ingerido em cada toma. Além disso, é normal que o bebé molhe várias fraldas por dia e que tenha fezes moles que não têm necessariamente de ser diárias. É aconselhável preparar mais leite do que o necessário, já que pode haver diferenças entre as várias tomas. O ideal é que o biberão nunca fique completamente vazio e nunca forçar a criança a comer mais. O leite que sobra deve ser deitado fora e nunca aproveitado para a toma seguinte".

PODE AQUECER-SE NO MICROONDAS? "Nem o leite materno nem o leite artificial devem ser aquecidos no microondas, uma vez que o aquecimento não é homogéneo e certas partes do leite podem ficar excessivamente quentes. Para aquecer o leite, tanto se se tratar de leite materno como de leite artificial, o melhor é submergi-lo em água quente sem que chegue a ferver ou passá-lo à torneira por água quente corrente. Depois de aquecido, convém agitá-lo e verificar a temperatura nas costas da mão ou na zona interior do pulso".