Tenha tudo à mão para as viagens em familia

O SEU CARRO EM ORDEM

No automóvel, é preciso ter os acessórios fundamentais tanto para a segurança do seu bebé como para a sua tranquilidade.

 

O seu carro em ordem, tenha os acessórios fundamentais para viagens tranquilas.

Se, para qualquer adulto, as viagens de carro são aborrecidas, incómodas e cansativas, para as crianças são ainda mais. Por isso, a primeira recomendação é não planear trajectos demasiado longos (não mais do que seis horas por dia) e evitar, na medida do possível, os dias com mais trânsito e as horas de ponta.

 

Mesmo quando se viaja para um destino próximo, é necessário parar frequentemente e garantir que o bebé está bem hidratado, que não arrefece demasiado nem tem muito calor. As crianças pequenas ainda não têm amadurecido o centro de regulação cerebral da temperatura e não reagem bem a mudanças bruscas de temperatura.

 

Paragens frequentes, de duas em duas horas, são também necessárias para descansar, arejar, tirar o bebé da cadeirinha e deixá-lo esticar as pernas. Se ainda não andar, a criança pode ficar no chão, em cima de uma manta. Pode aproveitar-se a paragem para a alimentar, mudar-lhe a fralda e brincar com ela.

COMIDA E BEBIDA

 

Lembre-se de levar consigo tudo o que for necessário para preparar o biberão ou a papa.

Lembre-se de levar também um aquecedor de biberões para que a comida do bebé esteja à temperatura certa.

Leve também bolachas ou pão para o caso de a viagem se prolongar e não se esqueça de ter à mão um biberão com água, babetes e talheres de plástico.

PARA A HIGIENE DO BEBÉ

 

Quando se viaja com uma criança pequena, é imprescindível levar um pacote de toalhitas e uma muda de roupa para o caso de enjoar e vomitar ou de se sujar a comer.

 

Mudador de tecido e algumas fraldas são outros elementos indispensáveis.

 

UMA PEQUENA FARMÁCIA

Antipiréticos e analgésicos infantis, termómetro, pensos rápidos e anti-séptico líquido…

Não se esqueça da documentação médica para o caso de haver um imprevisto: cartão da Segurança Social e cartão do seguro, caso tenha um.

PARA ENTRETER A CRIANÇA

A música distrai a criança, tal como os brinquedos. Mas não lhe dê todos os brinquedos de uma vez.

É melhor oferecer-lhos um a um e reservar um brinquedo novo ou um brinquedo especial para um momento em que pareça não se entreter com mais nada.

Escolha brinquedos moles e macios, tipo peluche, que lhe possam servir de almofada.

SONO E ALIMENTAÇÃO

Se ainda usar alcofa, o bebé pode dormir aí. Caso contrário, pode optar-se por uma cama de viagem. Dobrada, não ocupa muito espaço (antes de comprar a cama, certifique-se de que cabe na bagageira do carro) e durante a noite pode colocar-se perto da cama dos pais. Os sacos de dormir são mais práticos que a roupa de cama durante as deslocações.

 

Se o bebé ainda beber biberão, convém levar um esterilizador (se for portátil, melhor) e um aquecedor de biberões (que possa ligar-se também no automóvel).

PARA A SUA COMODIDADE…

 

Não misture as coisas da criança com as do resto da família. Uma mala separada ajuda a encontrar mais facilmente tudo aquilo que possa ser preciso.