by Eucerin
A acne é uma condição de pele muito comum. Na verdade, estima-se que afete cerca de 9,4% da população mundial, sendo a 8.ª patologia cutânea mais prevalente no mundo. Costuma estar muito associada à adolescência e, de facto, é bastante comum nesta faixa etária. No entanto, também os adultos sofrem de acne, especialmente as mulheres.
A acne tem uma origem multifatorial. As alterações hormonais podem levar a uma produção excessiva de sebo e mudanças na sua composição. Além disso, há uma acumulação de células mortas e uma obstrução dos poros, o que cria um ambiente ideal para o crescimento de certas bactérias. O resultado é uma pele mais inflamada e o aparecimento de borbulhas, desde pequenas imperfeições até lesões mais vermelhas, profundas e até dolorosas.
A acne na mulher adulta define-se como aquela que surge em mulheres com mais de 25 anos. Pode aparecer pela primeira vez nesta fase de vida ou persistir de forma contínua ou intermitente desde a adolescência.
Pensa-se que, na sua origem, estejam fatores genéticos e hormonais, mas vários estudos apontam também a influência do estilo de vida moderno e da exposição a triggers como a poluição, tabaco e raios ultravioleta, entre outros.
O acumular de múltiplas responsabilidades, os níveis elevados de stress, o cansaço e a privação de sono podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento desta condição.
Além disso, uma alimentação inadequada, rica em alimentos com elevado índice glicémico e em lacticínios, parece contribuir para o agravamento da acne.
Determinados distúrbios endócrinos, como a síndrome dos ovários poliquísticos (SOP), podem também estar associados ao aparecimento de acne.
A prevalência da acne na mulher adulta tem vindo a aumentar em todo o mundo e é uma doença com um impacto negativo significativo na qualidade de vida das mulheres.
É muitas vezes percecionada como uma infantilização da mulher, por estar associada sobretudo à adolescência, podendo ter repercussões profissionais, sociais e até psicológicas.
Este impacto emocional não deve ser desvalorizado e é fundamental atuar de forma imediata e holística, abordando os sintomas físicos, mas também o bem-estar emocional da mulher.
A acne na mulher adulta, em particular, pode ser persistente e demorar algum tempo a demonstrar melhorias ou a passar. Requer paciência, consistência e produtos adequados. Muitas vezes, uma rotina mais simples até pode ser a mais eficaz! Eis algumas dicas que pode adotar:
-
Cuidados com ingredientes que controlem a oleosidade e as imperfeições - Existem vários ativos no mercado que vão regular a produção de sebo, o aparecimento de imperfeições e atenuar as marcas pós-acne. Entre eles destacam-se o ácido salicílico, o ácido glicólico, a niacinamida, o thiamidol, o ácido azelaico, entre outros.
-
Proteção solar diária - é indispensável. No entanto, a textura e o acabamento dos protetores solares são, muitas vezes, uma barreira à sua utilização regular. Atualmente existe uma ampla variedade de texturas disponíveis no mercado, desde protetores solares mais fluídos a texturas mais cremosas e envolventes. A escolha ideal deve recair sobre protetores solares não comedogénicos, com texturas leves e com acabamento de toque seco.
Felizmente, com os cuidados certos, é possível controlar a oleosidade, prevenir novas imperfeições e melhorar visivelmente o aspeto da pele, devolvendo a confiança e autoestima.
A gama Dermopure Clinical da Eucerin apresenta-se agora com uma nova designação e imagem renovada, como a solução ideal para cuidar da pele oleosa com tendência acneica, mesmo na mulher adulta!
Focando-se em 3 principais passos - a limpeza, o cuidado e a proteção - a gama promove rotinas simples e eficazes.
Na gestão da acne na mulher adulta, o mais importante é adaptar a sua rotina de cuidados de pele às suas necessidades, mas também ao seu estilo de vida. É essencial não se responsabilizar pelo aparecimento desta condição cutânea e, caso a situação se agrave procurar ajuda junto do seu dermatologista.
Não se esqueça, qualquer pessoa pode sofrer de acne, mesmo quem segue uma rotina cosmética consistente e tem atenção aos diversos fatores desencadeantes. Por isso, o importante é manter a empatia consigo própria e confiança de que tudo pode melhorar com os cuidados certos e o acompanhamento adequado. Com a gama Dermopure Clinical, tem um aliado para ajudar a devolver a sua confiança e autoestima!