
Sinopse:
Em 2009, a ex-professora de Harvard e Oxford C. L. Skach viajou para o Iraque para colaborar na revisão da constituição do país. Sobreviveu a um ataque de mísseis na Zona Verde - um episódio que se revelou um ponto de rutura no pensamento sobre constituições. Em suma: na prática as constituições não funcionam.
Na presente obra, Skach apela a que avancemos para além das constituições. Defende que, tal como os sistemas naturais complexos geram espontaneamente ordem, também nós o podemos fazer. Recorrendo a exemplos como o dos jardins de infância da cidade italiana de Reggio-Emilia, ela propõe não a governação pela força, mas uma sociedade que seja local, cultivada e verdadeira.
Baseando-se em seis princípios tão simples como passar tempo num banco de jardim, este livro mostra como os espaços comunitários, a educação e os mercados podem ser remodelados para alimentar a cooperação e promover a prosperidade.
Pessoal, filosófico e prático em partes iguais, Como Exercer a Cidadania convida-nos a ver a sociedade não como algo imposto pela lei, mas antes como algo que criamos em conjunto.
- Idioma:
- Português
- Género
- Ciências Políticas e Sociais