
Portugal de Morte a Sul - Um guia de últimas viagens
- Autor/Autora:RAFAELA FERRAZ
- Editora:QUETZAL
Sinopse:
Algures entre o guia de viagens e o ensaio sobre a mortalidade, Portugal de Morte a Sul aborda a temática da morte de uma perspetiva ainda pouco explorada em Portugal. Procurando um diálogo com a morte nos espaços que ela domina - do cemitério ao museu de anatomia -, a obra oferece a oportunidade de explorarmos lugares associados à morte em Portugal, refletindo sobre a ideia de que, um dia, nós próprios passaremos para o lado de lá.
O roteiro inicia-se nos cemitérios e progride até aos museus: os espaços em que a morte está presente tanto simbolicamente, através de metáforas visuais e artísticas, como fisicamente, através da presença física do corpo sem vida, acomodado em caixões ou exposto em vitrinas. Cada espaço inspira uma reflexão e cada corpo protagoniza uma narrativa, convidando à contemplação da nossa própria mortalidade.
Os temas abordados no projeto têm sido alvo de estudo por parte de académicos portugueses, o que permite que o livro assente sobre uma base de conhecimento robusta. Apesar disso, é direcionado ao público em geral, inserindo-se numa tradição emergente de obras que abordam a morte de forma descomplicada e sem rodeios.
Dimensões: 210 (altura) x 140 (largura) mm / Nº de páginas: 264
- Editora:
- QUETZAL
- Fecha de lanzamiento:
- 4 de setembro de 2025
- Género
- História
- Subgénero
- História Universal
- Idioma:
- Português