Histórias da Matemática - Da Contagem nos Dedos à Inteligência Artificial

Características

Sinopse:

Animais que fazem contas, as probabilidades de ganhar um jogo de futebol, cálculos para um bom casamento, a maneira mais justa de organizar eleições, jogos de sorte e azar, os dias da semana, o trânsito… A matemática existe em todas estas coisas e muitas mais. Mas sempre existiu e não se via? Ou os homens inventaram-na e começaram a aplicá-la a tudo? E quem é que se lembrou de usar a letra x (e não outra qualquer) para resolver problemas?

Apesar de ser mais conhecido pelo seu talento com os números — é especialista em sistemas dinâmicos e teoria do caos —, Marcelo Viana responde a tudo isto com palavras, graça e exemplos. Assumindo o papel de contador de histórias que vão da Antiguidade aos nossos dias, o autor promove um reencontro entre leitores curiosos e esse grande enigma chamado matemática. É que, na verdade, ela está sempre mais perto de nós do que costumamos reconhecer.

«Nestas páginas, nós, leigos, deixamos para trás o medo da matemática para nos deslumbrarmos com o mistério dessa disciplina que provavelmente nasceu no dia em que nos demos conta de que temos cinco dedos em cada mão.» — João Moreira Salles

Isbn: 9789896719777
Referência: 001052717907597
EAN: 9789896719777
Editora:
TINTA DA CHINA 972-8955
Fecha de lanzamiento:
30 de setembro de 2025
Subgénero
Ciências Exactas
Género
Ciências
Idioma:
Português
Informação sobre o carregador

Adaptador não incluído

O adaptador de corrente deve ser adquirido separadamente.