
Pseudociencia uma brevissima introduçao
- Autor/Autora:MICHAEL D GORDIN
- Editora:GUERRA E PAZ 989-8014
Sinopse
Pseudociência, de Michael D. Gordin, mostra-nos aquilo que parece ciência, mas que, na verdade, é algo falso, enganador ou não comprovado. Muitos afirmam de ânimo leve que a astrologia, a ufologia ou o criacionismo pertencem ao campo pseudocientífico, porém, é muito mais complexo definir o que torna esses campos «pseudo», não havendo um critério simples que permita diferenciar a pseudociência da ciência genuína.
Com isso em mente, o autor explora as tentativas filosóficas e históricas de abordar o problema da demarcação científica, argumentando que, compreendendo as doutrinas vistas como contrárias à ciência, podemos aprender muito sobre como a ciência funcionava antes e funciona hoje.
Com elevado rigor, este livro irá responder a questões especialmente relevantes no mundo actual: de que modo uma doutrina se torna demonizada como pseudocientífica? Quem tem autoridade para assim a definir? Como é que o status da ciência é moldado por contextos políticos ou culturais? E como difere a pseudociência da fraude científica?
- Editora:
- GUERRA E PAZ 989-8014
- Fecha de lanzamiento:
- 10 de fevereiro de 2026
- Subgénero
- Sociologia
- Género
- Ciências Humanas
- Idioma:
- Português
- Título original:
- PSEUDOCIENCIA UMA BREVISSIMA INTRODUÇAO