Tempo total: 2h20 min
Tempo de confecção: 20 min
Grau dificuldade: 3
Porções: 4 a 6 doses
Tempo de refrigeração: mínimo 2h
190 g de chocolate de culinária (pelo menos 70% de cacau)
90 g de manteiga
6 ovos
40 g de açúcar para as claras
40 g de açúcar para as gemas
Framboesas para decoração
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo até obter um creme liso. Reserve por alguns minutos para arrefecer ligeiramente. Bata as gemas com 40 g de açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa.
Verta o chocolate derretido ao preparado anterior e mexa até ficar homogéneo. Em separado, bata as claras em castelo. Quando começarem a formar espuma, adicione os 40 g de açúcar aos poucos, batendo até ficarem firmes.
(Nota: utilizar claras à temperatura ambiente ajuda a obter melhores resultados.)
Incorpore as claras na mistura de chocolate, com movimentos suaves de baixo para cima, para manter a leveza da mousse.
Sirva a mousse em taças ou copos e reserve no frigorífico por, no mínimo, 2 horas, até ganhar consistência. Antes de servir, decore com framboesas frescas, se desejar.
Fala agora…