Os modelos de economia circular permitem recuperar os materiais utilizados, que de outra forma acabariam em aterro, e neste caso, são reutilizados para criar novas matérias-primas e novos produtos. O El Corte Inglés, enquanto empresa responsável e comprometida com a sociedade e com meio ambiente, concretizou, nos últimos anos, três projetos de economia-circular e, dois deles, com um cariz social associado.

Espaço Resíduo Zero LISBOA Espaço Resíduo Zero LISBOA

Dê uma segunda vida à roupa que tem em casa e já não utiliza.

No âmbito da política de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, o El Corte Inglés tem desenvolvido um conjunto de projetos de Economia-circular com o objetivo de promover uma gestão de recursos mais eficaz, eficiente e amiga do ambiente.

Neste contexto, o El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, celebraram uma parceria para, a partir de roupa usada e recolhida nas lojas El Corte Inglés de Lisboa e Vila Nova de Gaia, produzir 300 novos artigos com o têxtil reciclado, dando-lhe uma segunda vida.

No âmbito deste projeto, a Universidade do Minho e o El Corte Inglés criaram um Concurso de Eco Design, dirigido aos alunos do último ano de licenciatura do Curso de Design e Marketing de Moda. O concurso tem como objetivo encontrar a melhor proposta de design para a produção de aventais com o têxtil reciclado que, no futuro, serão utilizados pelas equipas de restauração do El Corte Inglés.

Para este concurso foi elaborado um regulamento de participação e constituído um júri para seleção do trabalho vencedor.

Convidamos todos aqueles que se queiram associar a este projeto de Economia-circular, a contribuir com a entrega/depósito de vestuário e outros têxteis, nos Espaços Resíduo Zero existentes nos parques de estacionamento do El Corte Inglés de Lisboa e de Vila Nova de Gaia.


To Be Green To Be Green
Universidade do Minho Universidade do Minho
É uma Cerveja É uma Cerveja

É UMA CERVEJA

Em parceria com a Associação Crescer, com o duplo objetivo de combater o desperdício alimentar e apoiar os projetos sociais desta associação, o El Corte Inglés criou o seu primeiro produto de Economia Circular.

Desde 2021, em parceria com a cervejeira 8ª Colina, que o El Corte Inglés produz uma cerveja artesanal feita à base das sobras de pão dos seus Supermercados.

“É uma Cerveja”, como se chama, está à venda nos Supermercados El Corte Inglés, Supercor e também nos espaços da 8ª Colina e nos restaurantes da Associação Crescer. Parte da receita das cervejas vendidas no El Corte Inglés reverte a favor da Associação Crescer, conhecida e reconhecida pelo trabalho que faz ao nível da empregabilidade de pessoas em situação vulnerável.

É um Sorvete É um Sorvete

É UM SORVETE

Em 2023, em parceria a Gelataria Nannarella, o El Corte Inglés concretizou um novo projeto de Economia Circular. A partir de fruta “menos atraente” dos Supermercados El Corte Inglés, a Nannarella cria um sorvete e parte das receitas são entregues à Associação Crescer.

“É um sorvete” tem sabor abacaxi e banana e é um produto de qualidade superior. O sorvete estará à venda no Supermercado do El Corte Inglés, nos Supercor, nos restaurantes da Associação Crescer e nos pontos de venda da Nannarella.