Ingredientes:
Para o bolo:
2/3 chávena de óleo de coco
8 colheres de sopa de manteiga, derretida
8 colheres de sopa de cacau em pó
4 ovos
3/4 de chávenas de açúcar mascavado
1/2 chávenas de farinha
1 colher de chá de extracto de baunilha
1/2 colher de chá de sal
1/3 chávena de pepitas de chocolate
Para o recheio de cornflakes e manteiga de amendoim:
4 chávenas de cornflakes
1/2 chávena de xarope de agave
1 chávena de manteiga de amendoim
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 tablete de chocolate preto
Preparação:
Começamos por pré-aquecer o forno a 170ºC. De seguida, forramos um tabuleiro com papel vegetal. Num recipiente, misturámos o óleo de coco, a manteiga e o cacau em pó e mexemos até ficar bem envolvido. Reservámos.
Noutro recipiente, batemos os ovos e, de seguida, adicionámos o açúcar e o extracto de baunilha. Batemos bem até ficar uma mistura homogénea. Misturámos os dois preparados e batemos bem até envolver. Adicionámos lentamente a farinha e o sal. Por fim, juntámos as pepitas de chocolate.
Colocámos uma camada, não muito grossa, do preparado pelo tabuleiro e levámos ao forno durante 5 minutos. Reservamos a restante massa de bolo. Para prepararmos o recheio, numa panela, misturámos o xarope de agave e a manteiga de amendoim e deixámos ferver um pouco.
Com o lume desligado, adicionámos o extracto de baunilha e, por fim, colocámos os cornflakes. Tirámos a primeira camada do bolo do forno, espalhámos um pouco do recheio de cornflakes, e, por último, a restante massa de bolo.
Guardamos o resto do recheio para mais tarde. Levámos o bolo, com 3 camadas, ao forno e deixámos a cozinhar durante 15 a 20 minutos. Durante este tempo de espera, derretemos a tablete de chocolate preto. Quando o bolo ficou pronto e mal o tirámos do forno, colocámos o que restou do recheio.
Para finalizar, ziguezagueamos com o chocolate derretido. Para servir, deixámos arrefecer um pouco e cortámos aos cubos.
Fala agora…