Ingredientes
1 lata de leite condensado
Rama de 1 manjerico
1 limão (raspa e sumo)
200 ml natas frescas
250 g de iogurte grego
Topping:
Casca de 1 limão
¼ chávena de água
½ chávena de açúcar
Cones de gelado
Juntar o leite condensado com a rama do manjerico - bem lavada e enxuta - a raspa de limão e o sumo, e o iogurte grego, e triturar bem com a varinha mágica.
Reservar 4 colheradas desta mistura. Acrescentar o iogurte e envolver.
Bater as natas até virar chantilly e envolver novamente.
Deitar na taça de fazer gelados da Smeg (que deixámos no congelador por, pelo menos 6 horas) e depois ir batendo à mão ou com a batedeira numa velocidade baixa, até ficar cada vez mais espesso ao ponto de virar gelado - cerca de 10-15 minutos.
Colocar numa travessa pequena, juntar o creme mais intenso de manjerico, que reservámos, tapar com película e levar ao congelador.
Para o topping de limão cristalizado, retirar a casca a 1 limão, evitando a parte branca. Cortar em juliana, deitar num tacho com água a ferver e retirar passado 2 ou 3 minutos.
Escorrer essa água - ou aproveitar e fazer um chá - e no mesmo tacho colocar ¼ de chávena de água com ½ chávena de açúcar e levar ao lume.
Quando levantar fervura juntar a juliana de limão e deixar ferver por 5 minutos.
Com a ajuda de uma peneira reservar a calda para um frasco - podem usar mais tarde num cocktail, para adoçar o chá ou umas panquecas - e cobrir a casca de limão com açúcar fino.
Espalhar num prato e deixar secar ao ar em ambiente seco, ou no forno numa temperatura baixinha, por 30 minutos, mais ou menos.
Servir o gelado num prato ou num cone e por cima o topping de limão cristalizado.
Fala agora…